Oeste da BA foi atingido por 574 raios nos últimos três meses, diz INPE
Raios e trovões foram registrados em Barreiras, na segunda-feira (13). Recomendações são para não ficar embaixo de árvores, diz instituto.
Raios e trovões atingiram o município de Barreiras, região oeste da Bahia, na segunda-feira (13). De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de dezembro de 2016 até segunda-feira, foram registrados 574 raios em toda a região oeste.
Ainda de acordo com o instituto, o fenômeno é causado nessa época do ano por conta do calor, porque as nuvens ficam mais carregadas e as descargas elétricas aumentam. Em caso de raios, as recomendações são não ficar embaixo de árvores, guardar aparelhos celulares e se proteger dentro de casa sempre que possível.
A previsão é de que o tempo permaneça fechado, com novas incidências de raios nesta terça-feira (14). A temperatura mínima em Barreiras é de 20º C, e a máxima pode chegar a 29° C. O sol aparece pela tarde, mas ainda entre nuvens.
Luís Eduardo Magalhães
Em Luís Eduardo Magalhães, também na região oeste, a prefeitura do município decretou situação de emergencia após chuvas na segunda-feira (13). Segundo a prefeitura, o último levantamento aponta cerca de 150 famílias desalojadas após uma série de alagamentos em bairros populosos como Mimoso I, Mimoso II e Santa Cruz.
0 comentários:
Postar um comentário